domingo, abril 08, 2007

A RESSURREIÇÃO (do mito)



A Páscoa é uma das épocas do ano mais caricatas. A religião sempre me inspirou curiosidade, Deuses, milagres, o Sol a bailar, o Roberto Leal, enfim e por muitas outras coisas. Mas um desses famosos milagres que os Cristãos tanto aplaudem e que causa uma certa apatia é a Ressurreição.
Como é que milhões de pessoas neste mundo, muitas delas até licenciadas e com o mínimo de cultura e inteligência requeridas para somar 2 mais 2 e chegar a uma simples reflexão acreditam que Jesus ressuscitou depois de ser crucificado ?
Enfim, o individuo é crucificado, trespassado por uma lança e enterrado e deixam-no morrer em paz ?
Claro que não, forjam relatos de ressurreição.
Um tumulo desaparecido, aparições aos apóstolos, em que século estaremos nós ?
Judeus, Romanos, vulgares ladrões, ou mesmo seguidores de Jesus tinham boas razões para profanar o seu precioso local de “descanso eterno”. Os primeiros porque o odiavam, os romanos para não tornar o tumulo de Jesus num local de adorações, ladrões, para verificar se existiria algo de valor com o Messias e os seus seguidores, temendo as possibilidades anteriormente anunciadas, poderiam muito bem ter mudado o corpo de sitio.
E aparições ? Há que contextualizar a época, as mentalidades e os conhecimentos eram bastante primitivos, a alimentação não era a melhor, os homens estavam egos por uma fé e o mesmo pregador dessa fé que havia morrido, estava desaparecido do seu tumulo. Não serão todos estes factores condicionantes de alucinações ? E ainda mais, o próprio relato original poderia ter intensificado a imaginação dos apóstolos, criando-lhes digamos: “Macaquinhos nas suas cabeças.”.
Vá crucifiquem-me mas essa parte ainda tem que ser muito bem investigada e aposto o meu baptismo( ficaria muito feliz em perde-lo, mas não é o caso LOL) em como psicólogos poderão provar oque acabei de afirmar.
Outras coisas que me irritam na Páscoa é também o facto de na tal Sexta Feira não se poder, supostamente claro, comer carnes vermelhas.
Gostaria que um padre me pudesse explicar o que é que uma boa picanha com batata frita tem a ver com a morte de Cristo. E isto não é desrespeito por ele, o verdadeiro desrespeito a Cristo e aos seus ensinamentos é aquilo em que a igreja tornou a Páscoa.
Com missas, proibições, superstições, adorações, marchas…
O que estas pessoas não percebem é que não era essa a palavra que Jesus pregava e ainda me entristece mais que um Ateu, tenha entendido melhor as pregações de Jesus que certos cristãos.
Jesus sempre foi um líder que pregava a Humildade e talvez a sua humildade tenha sido uma das suas grandes virtudes. Não vou discutir de Jeuss era humilde ou nãa, apenas a sua ideologia.
É ignorância esta fase de idolatrarão, porque vai contra os princípios do homem que veneram. Cristo se fosse vivo nunca permitiria que o venerassem, nem a ele nem a ninguém, ma apenas ao seu “suposto” Deus.(mas isso já é outra história, e por acaso bastante criativa).
Portanto acreditem no que quiserem, mas por favor deixem o homem morrer em paz, porque agir com bondade, humildade e generosidade, não só nesta quadra mas em todo o ano, é mais digno de Cristo do que qualquer missa ou adoração.


2 Comments:

At 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lol. true true true. esses cristãos são tão formatados que nem sequer conseguem perceber o óbvio. a questão é: será que toda esta manipulação em massa não tem um objectivo??
Eu acredito que o cristianismo até é como muitos defendem no hip-hop: enquanto era uma religião underground, até podia ser pura na sua essencia e ideologia. Mas não me digam que ela continuou assim depois de ter passado nas mãos dos romanos. eles queriam poder. se todos seguem a religião, basta usa-la para ter poder. o problema é que até os grandes impérios caem, mas a religião não tão cedo...

 
At 3:13 da manhã, Blogger Redwizard said...

Damn deste gostei imenso.

Como disseste à 2000 anos era tudo tão primitivo que seria tão fácil acreditar nisto. Mas agora continuam também, e nada sobrenatural e metafísico foi ainda provado cientificamente. Mas mesmo assim são biliões e pessoas...

Mas não quero entrar por aqui, porque já não vai ter a ver com a pascoa e daqui a nada estou a perguntar porque é que grande parte dos feriados que temos são religiosos. (ufa, algo de útil com a religião! xD)
Mas eu gosto de pensar numa coisa. Acho que muito pouca gente comemora a pascoa e se lembra que é o dia da (mítica) ressurreição de Jesus Cristo.
Eu pessoalmente mal me lembrei... É apenas um bom dia para passar com a família e ir almoçar para longe.

Não quero estar a ser hater da religião, sei que devo respeitar, e respeito. Mas é a minha opinião.

dks boa analogia ahah

 

Enviar um comentário

<< Home