domingo, fevereiro 25, 2007

O Caminho



Caro leitor, para um pouco. Fecha o Messenger, desliga o mp3 e deixa-te levar pelas palavras.
Imagina que te dão um relógio, não um relógio comum, mas uma maquina com o poder de parar o tempo. Em breve, em minutos poderias fazer o que levaria anos a completar, aproveitar a vida sem te preocupares com um irritante tic-tac no pulso.
Agora és o dono do mundo, tarefas e dividas são rascunhos na tua historia, onde nadas a uma velocidade que te conduz a margens nunca atingidas. Num dia podes dar a volta ao mundo, escrever um livro, compor uma musica, conhecer pessoas, enfim, viver...
Tens tudo o que sonhaste e o tempo para o aproveitar.
Agora, pensa um pouco, reflecte neste parágrafo e diz-me considerar-te-ias feliz ?



Talvez, se a felicidade for maços de notas nas mãos, se ela for o poder para submeter os outros á nossas vontade, se ela for ter tudo.
Mas que é esse tudo ? E será esse tudo infinito ou não terá o próprio infinito um fim ?
Não, não é uma contradição. Se parares o tempo e sem tempo viveres, depois de um tempo, mesmo que longo, já terás visto de tudo, usufruído de tudo, sentido de tudo, então ainda queres tempo para mais ? De que valerá o tempo, depois já não existir nada o fazer passar ? De que te serve ele, se já experimentaste tudo na vida, tudo, menos o mal claro.
É analisando este contexto que eu defino a felicidade, não o auge do materialismo e do sentimentalismo, não o sucesso , tanto na carreira, como socialmente, mas sim o caminho para lá chegar.

Entendamos esta teoria como um campeonato de futebol. O caminho para a felicidade seriam os jogos e a felicidade a taça.
Penso não haver nada para um jogador, como lutar arduamente num relvado para atingir a taça. Mas de que vale tê-la de mão beijada ?
Agora imagina-te com uma sala recheada de taças, taças a chegarem diariamente, reconhecimento e fama, mas tudo, sem o proveito.
Depois que farias quando não houvesse nada para ganhar ? Só te restaria perder.



Assim, é demonstrável que a verdadeira felicidade é a escalada da montanha, pois chegado ao cume, não te resta mais montanha para escalar e tendo escalado todas as montanhas, só te resta descer.
Se apagarmos as metáforas e analisarmos a vida directamente, podermos perceber que é igual e que a vitoria é apenas uma ilusão. Por exemplo: o meu objectivo é comprar um par de sapatilhas, umas sapatilhas com um preço abismal, distante de uma pessoa do meu nível social, mas não tenho dinheiro. Ou seja, o caminho será angariar o capital para obter o respectivo proveito. Mas e depois de ter as sapatilhas calçadas, ? Saber-me-ão como eu imaginara, ou haverá uma pequena desilusão ? E depois de sucessivamente ter comprado todas as sapatilhas que havia ?
Analisando esse mundo, penso que seria aborrecido, mesmo frustrante o facto de olhar para milhares de sapatilhas, pois já tinha tudo que havia para ter.
E este exemplo podemos aplicar a tudo: empregos, viagens, relações, etc…



Constituirá assim o caminho para a felicidade a felicidade em si mesma ? É provável que sim, assim como é provável que não. Talvez o meu caminho seja descobrir essa mesma resposta, e a minha felicidade nunca a encontrar…

Paz a todos

6 Comments:

At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

FDS OH LS PUTO DE ARTIGO
dos melhores que ja li aqui, senao o melhor
grande texto, por acaso (so por acaso :P) fez-me pensar bue numa cena que tenho pa resolver, epah, e esta merda por acaso fez-me pensar muito nessa cena
Grande artigo, vai abrir os olhos a muita gente

Paz mano

 
At 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se soubesses tudo e se já tivesses vivido tudo a tua vida deixaria de fazer sentido. A morte seria a única coisa que te faltaria conhecer. Visto que controlavas o tempo terias também de escolher o momento da tua morte. Será que destruirias a máquina do tempo e deixavas o próprio tempo tratar do assunto? Ou suicidavas-te por uma causa nobre (tornando o mundo um sítio melhor)? Ou ainda... voltavas atrás antes de encontrar a máquina?

paz ;)

 
At 10:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também vi esse filme na sic hoje -_-

 
At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É a mesma questão que termos a felicidade de uma vida toda junta, por exemplo os momentos felizes todos agrupados no mesmo espaço de tempo, um mês de felicidade e o resto da vida de tristeza e amargura, ou entao podermos concretizar todos os nossos sonhos ao mesmo tempo, o meu era conhecer todos os paises do mundo. E se eu fizesse isso tudo em um curto espaço de tempo? Será que ia saber tao bem como passar um tempo em cada um e ver a 100% o pais? Nunca iria ser igual a aproveitar-mos cada minuto.
Podemos sonhar com uma coisa a vida toda e se pudessemos a realizar num so dia não ia ser igual. O importante é fazermos e dizermos tudo de importante. E isso não é só bens materiais, não são as sapatilhas que custam mais qe a alimentação de um povo durante 1 semana, não é uma roupa carissima. É um gesto de amor a uma pessoa que nos diz muito, é dar a mão a quem precisa, é ver um sorriso e os olhos a brilhar de uma criança. Uma taça é ser feliz.

 
At 11:14 da tarde, Blogger Cintia said...

Ls falas-te super bem!! Grande Texto msm... adorei... nem acredito que foste tu que o escreveste.... adoro-te mor**

 
At 12:12 da manhã, Blogger Haterama said...

Boa cena o teu blog...

... pelo menos até ao dia em que for apanhado na teia Haterama!

Visita: http://haterama.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home