sexta-feira, abril 14, 2006

O Estado Actual do Hip-Hop Nacional


"O verdadeiro hip-hop não é aquele dos morangos com açúcar"
by Chullage em entrevista á TVI.


"Fitness não é hip-hop, não inventes vertentes"
by Sam the kid em Tuga night com AC.




Estas são algumas das dicas que temos ouvido constantemente dos mcs actuais. E eles têm razão. O hip-hop em Portugal está a crescer muito depressa, mas infelizmente quantidade não é qualidade. Influenciado pela Cidade FM e Morangos, esta sociedade está a tentar aderir á moda Hip-hop, agora põe-se a comprar altas de tinta e a ir para os ginásios. Auto intitulam-se Hiphoppers e Graffitters. Bandas como Dzrt consideram-se Hip-hop. A cada dia que passa vejo pessoas que dizem que só ouvem hip-hop.
-Ai é men !? Diz aí quem curtes.
- 50 Cent, Boss AC e Da weasel, não conheço mais.

É triste meus amigos. Recordo o tempo em que éramos poucos mas bons. Eu não ando no movimento á muito, +/- desde 2001, mas nessa altura ninguém conhecia Boss AC ou Da weasel. Naquela altura diziam que Rap era musica de pretos e agora anda aí vestidos á 50 cent.
No concerto do AC no coliseu nunca vi tantos clones do people dos morangos juntos. Era o penteado do manel ou do Zé milho, as camisolas do Mr. D, as luvas da becas, até as cuecas do Topé deviam ter.
Mas o que é Hip-hop, um género de musica ?
Eu digo não. Hip-Hop é uma cultura.
O hip-hop é musica e dança. Não, o hip-hop tem 4 vertentes.
Infelizmente muita gente não sabe isso. Pensam que aquela cena de aeróbia com umas americanas á mistura é Hip-hop, nunca ouviram falar de break.

O que vai sobrevivendo isto é o ppl que se mantém underground. Props para todos que se mantêm reais desde o começo.
Temos as festas, cada vez mais. O people tem-se esforçado, especialmente o Mundo e o Xerife, que têm contribuído muito para o Hip-hop do norte. Cada vez se vê mais crews de breakdance e até já vamos ter a segunda edição da EuroBattle no Porto.
Tivemos grandes nomes em Portugal como Busta Rhymes, DJ Premier, Mobb Deep e MOP ( no concerto do 50 Cent). Temos MC como Sam the kid ou Valete com novo album á porta. Em Lisboa, dezenas de bons concertos também.


O Centro e o Sul (Algarve) estão a começar a manifestar-se também, dando cada vez mais força a esta pequena comunidade.
Temos que dar valor a ppl como o Mundo ou Xerife, que trabalham para que isto vá a algum lado, mantendo sempre o respeito pelo movimento.

No Hip-Hop Tuga, temos 2 períodos de tempo. O Hip-Hop antes do Redefinições e o Hip-Hop pós-Redefinições
Acho que foi o Redefinições dos Da Weasel que redefiniu os rappers comerciais, e o inicio do boom do HH em Portugal, culminando na geração morangos e cidade fm em que vivemos.
Depois digam-me que não existe Underground ou Comercial. Não tenho nada contra lguém ganhar dinheiro com o que faz, porque o pessoal tem que comer, mas agora isto é um exagero. Porque na minha opinião, Comercial não é o rapper que tenta vender a sua música, mas sim o rapper que modifica o seu conteúdo para esta vender.

Num movimento, numa cultura fundada sobre os valores da igualdade, união, paz. Numa cultura de todas as sociedades, predomina agora a futilidade, o vestuário, a comercialidade e o dinheiro.
Talvez quando a moda passar continuemos nós de pé e eles na próxima moda que vier. Underground até ao fim, doa a quem doer.

12 Comments:

At 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Axei mt fix o k escrevest!
é vrdd tdo isso.
é pena k n se aproveitem as pessoas k se dedicam realment ao hip hop e so deem valor akeles k o kerem 'derrubar'.
ta mt fix o blog!
mts bjx**

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

lol muito antes do re-definições ja haviam mcs a fazer isto por dinheiro

 
At 10:53 da tarde, Blogger Ricardo Lima said...

Não é esse o caso. Se leres bem eu não disse que o que passou a acontecer foi fazer por dinheiro, mas sim mudar os conteudos das musicas por dinheiro.
Se pegares no redefinições e no RAP do AC e comparares com os anteriores são ocisas totalmente distintas.

 
At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pá...Da weasel pra mim não é comercial nem underground pois esses conceitos pra mim nao existem..nao sao mais do q uma forma de fazer com q o talento nao seja dado a conhecer, prendendo-se a cenas como esse conceito...adiante..pra mim da weasel é uma mistura de varios estilos..n é necessariamente hip hop..ja foram...em 94..com o todagente...e por ai fora...mas desde o "podes fugir mas nao re podes esconder" que são mais uma mistura de varios estilos q hip hop...e sendo assim nao acho q façam o q fazem apenas com o intiuito de vender...apenas acho q tiveram um som triste com um refrao pimba (re-tratamento)..e por isso é q foi "absorvido" com mais facilidade...
E depois pá..boss ac..pra mim ele é real..mas é aquela historia...para q a msg chegue a quem tem de chegar, ela tem de vir "embelezada" e cativante ao ouvinte menos intressado...para depois conhecer mais sobre o artista pa ver realmente a essencia...e acho q foi isso q o AC fez...em relacao ao 50 cent...ja foi um bom punchliner...mas 50 é mais numa de "entertainer" e Partyyyyyyyyyyy e ng liga as letras..tipo cena pimba...de qq das maneiras n curto a sonoridade dele, nem dos da weasel..curtia mais qd n eram "mistura"..É a minha opinião...
fica bem, desculpa a invasão..
keep it up, Word up!
[ ]

 
At 1:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boas.Para mim há duas formas de gostares de um música,as opções são simples, o beat(som), ou a letra.Ok, ok ou ambas mas tem de ser uma boa música.Já vi grandes letras a passarem ao lado por causa do beat e viceversa.Tens 50$(cent):letras estúpidas que te fazem pensar em ir ao próximo espectáculo musical do noddy.Mas que apresentam(algumas,só algumas) um beat fixe.Fica no ouvido man, e "isso é o que o meu povo gosta".(Pimbas pra 'qui e pra 'li)
Bem o que quero dizer é que ainda se faz bom HH se é o tal underground ou não, isso não sei.Por outro lado também sei que não é aquele(HH) que anda na MTV.Isso é pa difamar culturas musicais e por a rolar o pipocas e companhia(pa "pitas" os "sobremesa").É pena sim, mas há quem faça boa música no meio disto tudo, ´´e preciso dar apoio a esses e esperar por grandes musicas dakelas k não ficam no ouvido mas sim no coração(ou mente).Fika bem e abraço.(O blog tá muito fixe)desculpem se tiver dito alguma asneira....

 
At 2:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

quando acendo a tv na tvi e vejo um jovem a dançar de forma mt eskesita algo a k denomina de hip hop penso:" fds n e este o hip hop k eu amu, n e este oo hip hop k eu defendo, isto n é hip hop..." . e axim n digam k d'zrt e hip hop, n tenham coragem de dizer tal merda.. os d'zrt tem um estilo de musica k desconheço ate e fazem musica para ganharem dinheiro, é a forma de eles enfrentarem a musica, n os poxo condenar apesar de me revoltar a forma como as pexoas, os cantores vem a musica pk pa mim a musica e uma arte k nem todos sabem faze-las...e como amar, toda a gente pode dizer k ama mas poucos sabem sentir verdadeirament, tal como a musica... bem, continuando... mano tens razao quando dizes k o hip hop esta na moda a verdade e msm exa, é pena porque hip hop nao é uma fase, hip hop é mais k um momento, e mais k 5 minutos a abanar a acabeça, e mais k pensar pk todos os outros pensam, hip hop e uma cultura, hip hop e uma vida e plena evoluçao, e uma mente aberta ao desenvolvimento e a paz, hip hop e mt mais k dinheiro , e mt mais k interexe, hip hop e amar o k se faz e fazer por amor... os da weasel tem uma historia respeitavel ,e apesar do falhado single "re-tratamento", eles tem um trabalho bem feito e nunca o fizeram pelo dinheiro, axu k foi a moda do hip hop que os tornaram comerciais...no entanto nao podemos eskecer o trabalho k eles ja fizeram e k foi bem feito... apesar de nao ser uma ouvinte assidua do da weasel aprecio o trabalhos deles.. quanto as pexoas k estao a banalizar o hip hop , crescam e aprender a gostar de algo por voces e nao estragem o hip hop k e uma modo de vida para kem o ama de verdade... ah outra coisa pa mim o 50 cent e um dos maiores assassinos do hip hop, pois esta a deixar banalizar td k se relaciona com o HH, mas ele so consegue ixo se nos lhe dermos importancia... fiko orgulhosa por todos os mc's tugas k lutam incansavelment por mostrar o k hip hop pode ser pa todos nos, continuem... HIP HOP SEMPRE...

 
At 9:09 da tarde, Blogger Ricardo Lima said...

Eu uso street Risco, mas uso porque gosto, e uso muito antes do 50 cent ir para a TV. Mas há quem use só porque viu num clip ;)

 
At 9:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar parabens pelo blog, é de cemas assim que o hip hop precisa. tentas mostrar um mundo que toda a gente julga conheçer mas pouca gente o conheçe tal como ele é.

concordo contigo, em parte. ja debati muito em relação ao comercial ou underground, e nunca vi um comentario melhor que o teu. nao julgas km vende o k gosta de faxer, mas sim km modifica o que fax para vender. penso da mesma maneira. quanto ao antes e depois de redefinições, devo confessar que nota-se sem duvida a diferença.

quanto á roupa, nao concordo. nao mistures moda com musica. nao estou a dixer k hip hop é apenas um estilo de musica, porque ate hoje nunca estive frente a frente com ninguem que defenda o hip hop como cultura quanto eu. nem mesmo aqueles que o fazem... simplesmente axo k nao deves ir por ai. porque ate dentro do hip hop, existem pessoas k se vestem á "dreds" outras á "beto" (nao gosto dos adjectivos, mas foi a melhor maneira k enkontrei para me expessar). por ixo, axo k nao deves mencionar muito a maneira de vestir dentro ou fora do hip hop, poprque ixo em nada influencia o ser bom ou mau mc. compara as liras, a mensagem, tenta entrar na mente dos mc's, so assim poderas dar uma opiniao bem formada acerca de um mc.
os dzrt nao sao bons ou maus mcs so pelo simples facto de se vestirem á "dred", sao maus mcs porque nao tem o unico elemento que caracterixa um mc.. o liricismo. (valete, adamastor,sam the kid, ikonoklasta, entre outros)...

de resto concordo!!!

paz

 
At 2:06 da tarde, Blogger Ricardo Lima said...

Tks pelo comment. Acho que me interpretaste mal em relação á musica.
O quem eu quis dizer foi que é triste as pessoas vestirem-se de uma determinada maneira, não porque gostam, mas sim porque o 50 cent ou o Manel também vestem.
Eu não posso criticar os dreads porque tbm uso streetwer como já disse, antes de isto virar moda.

Peace

 
At 8:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Senti muito as tuas dicas verdadeiras!!

 
At 10:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pa sem duvida, excelente post parabens, vê-se mesmo que nas no hiphop desde inicio e conhces "todos os cantos á casa", para mim tudo o que ai falaste e verdade e cada vez mais o hiphop do ze milho conquista o nosso portugal.. pena tudo ser assim, mas tamos ca nos para mudar isso nao ?

Abraços

 
At 1:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bem n visto streetwer nem sou do movimento, mas sempre gostei de ouvir hip-hop e gostava de deixar a mh opiniao.
concordo c tudo k k disseram, principalmente referente aos DA Weasel.Tenho uns dos primeiros cd's deles e realmente nao tem nada haver c o k eles fazem agora k é, na mh opiniao, puramente comercial.
No entanto, descobri ha algum tempo, Valete e desde a primeira vez k ouvi apaixonei-m pelo som e pelas msg dele, akilo sim pra mim é hip-hop, k se houve pouco hoje em dia.
Sei k existem outros mc's merecedores de admiraçao...falei destes dois ,pois é onde encontro grandes diferenças, apesar de Da Weasel ter trabalhos anteriores mt bons.

Parabens pelo blog,está mt bom.
Desculpa a invasao

 

Enviar um comentário

<< Home